A Cóccix Companhia Teatral completou em agosto de 2021, 15 anos de existência! Resistências! E é com muita alegria e com um forte sentimento de gratidão que completamos este ciclo. Nosso eterno obrigado a todas as pessoas que nos acompanharam e que nos acompanham nessa caminhada! Seguimos! 

Lá em 2006 quando decidimos montar um grupo de teatro e trabalharmos como artistas profissionais, não imaginávamos os inúmeros desafios pelos quais iríamos passar… De lá pra cá, o fazer artístico nos proporcionou diversas vivências/experiências que impactaram diretamente nosso modo de estar e agir no mundo, em algum momento desta caminhada nos deparamos com questões/reflexões/desiquilíbrios que nos acompanharão para sempre: Arte Pra quê? Pra quem? O quê comunica? Qual a Estética de nossa Ética? Nos afeta? Como estar em diálogo com a sociedade que integramos? Seguimos daqui atentos a estas provocações.

O grupo foi fundado e é coordenado pela artista Sinara Teles e pelo artista Rogério Gomes. Sua sede é localizada no bairro Minas Caixa, região de Venda Nova, Belo Horizonte/MG. Em sua trajetória de 15 anos, o grupo desenvolveu diversos projetos artísticos, dentre estes foram realizados 04 edições de 01 (uma) mostra multicultural intitulada “Mostra Puxadinho”, 08 edições de 01 (um) festival multicultural intitulado “Festival Ponta a Pé Cultural”, 05 espetáculos teatrais, ações formativas estruturadas em formatos de palestras, oficinas de formação artística relacionadas à criação teatral, à gestão cultural, à escrita de projetos culturais, e à formação/sensibilização de público. O grupo tem por objetivos desenvolver ações artísticas em territórios descentralizados, promover atividades formativas capazes de gerar requalificação técnica de agentes culturais, programações culturais ofertando ao público fruir e refletir sobre o papel do sujeito histórico, desde o contexto da comunidade local, até uma realidade social consciente, ampla e diversa.