PEDAÇO DE HOMEM
CERCADO DE OUTRO POR TODOS OS LADOS

Grupo: Cóccix Companhia Teatral.

Cidade/Estado/país: Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil.

Gênero: Drama.

Linguagem: Teatro físico.

Duração: 50 minutos.

Classificação etária: 16 anos.

SINOPSE

Ilha. Confinamento e necessidade criam um perpétuo jogo em que imagens, movimentos, palavras e sons desencadeiam conflitos e situações, em incessante transformação.
Homem. Trânsito por diferentes instâncias de poder, ora dominador, ora dominado, preso em um conjunto de relações em que se torna criador e refém da sua condição.
Homem ilha, cercado de outros por todos os lados.

FICHA TÉCNICA

Concepção e atuação: Marcelo Aléssio e Rogério Gomes

Direção: Juliana Pautilla

Dramaturgia: Nina Caetano

Direção sonora: Stanley  Levi

Cenografia: Inês Linke

Figurino: Mônica Andrade

Iluminação: Richard Zaira

Realização: Cóccix Companhia Teatral

PROCESSO DE CRIAÇÃO


O espetáculo é uma provocação acerca da condição do homem contemporâneo, mergulhado em um mundo estranhamente contraditório de excessos e escassez.

Criado a partir da cena curtaCom uma flor e um cachorro”, uma das vencedoras do IX Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto em 2008, este espetáculo é a realização de uma importante etapa de um processo artístico entre Rogério Gomes (integrante da Cia. Cóccix) e Marcelo Aléssio (parceiro da Cia. Cóccix), iniciado em 2006. Nesta etapa, a partir do diálogo com outros artistas, buscou-se aprofundar as principais questões éticas e estéticas presentes no material inicial, o que resultou na criação de outra obra, que recebeu, inclusive, outro nome: pedaço de homem cercado de outro por todos os lados”.

Organizada em uma dramaturgia fragmentada e não-linear, a encenação foi estruturada a partir de jogos corporais e espaciais desenvolvidos pelos atores. A criação, balizada pelo jogo e artesanato do ator, tenta revelar a essência do teatro: a relação entre ator e espectador, intermediada por signos que são manipulados pelos criadores nas relações com o corpo/voz, espaço, tempo, som, objeto, palavra, ação.

Fruto de um intenso processo de trabalho, o espetáculo reflete o percurso das investigações dos atores em três anos de pesquisa, tendo como foco a busca de um trabalho corporal, baseado na pesquisa da máscara teatral, o teatro físico e a utilização de conceitos musicais na composição cênica.

A montagem deste espetáculo foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e teve estreia no ano de 2010.